Dependências

A dependência se caracteriza pela falta de controle no uso de algo, como álcool, cigarro, remédios, internet, sexo, entre outros.

Se o uso é excessivo, considera-se abuso, típico de adicção. No entanto, o mesmo item, se usado de forma esporádica e sem frequência, pode ser apenas recreativo.

Por exemplo, se alguém bebe em festas mas não consome álcool durante a semana, isso é considerado uso recreativo. O mesmo vale para a internet, usada para tarefas pontuais como mensagens, transações bancárias, agendamentos e pesquisas; isso é necessário e não interfere na funcionalidade da vida do indivíduo.

Contudo, se o tempo gasto nas redes sociais se estende por horas a ponto de não ser notado, isso pode indicar uma relação de dependência.

A fissura é um sinal de dependência. O uso com limites, por outro lado, pode ser considerado recreativo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Último post

Ansiedade

Momentos de Transição

As fases de transição são difíceis porque não estamos nem “lá” nem “cá”.
O fato de não sabermos como vamos nos sentir na próxima etapa gera ansiedade sobre o que vem pela frente, e medo por não se adaptar.

Ler mais »

Agende agora sua consulta e permita que o atendimento especializado, baseado em evidências, ilumine o seu caminho para uma vida plena e satisfatória.

Foto Ligia

ATENÇÃO
Este site não oferece atendimento imediato a pessoas em crise suicida. Em caso de crise ligue para o CVV (telefone 188).

Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU (telefone 192)

© 2024 Ligia Zaborowsky CRP 06/ 23766. ​Todos os direitos reservados

Construído por Publinka Marketing